O Estado da Bahia sediou pela terceira vez a AFIA World Cup Brasil, no período de 23 de novembro a 1º de dezembro de 2024, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Nesta edição baiana, as seis categorias oficiais da Associação de Futebol Internacional Amador (AFIA) estiveram em disputa. Divididas por idade, elas compreenderam atletas de 35 a 70 anos, o que consagrou a competição como a maior da AFIA, ao longo de 35 anos de fundação.
Dessa forma, aproximadamente 1.500 pessoas participaram do evento, entre atletas, membros das comissões técnicas e familiares, na Bahia de Todos os Santos.
A maior parte dos 44 jogos foi disputada no tradicional estádio Roberto Santos, mais conhecido por Pituaçu. Localizado na capital Salvador, é um equipamento esportivo de primeira linha na esfera nacional. O estádio já recebeu partidas das eliminatórias da Copa do Mundo da Fifa em 2009, da final da Copa do Nordeste, Copa Sulamericana e Campeonato Brasileiro.
Já a concentração ocorreu no aclamado hotel Vila Galé Marés. O resort, que está situado no município de Camaçari, a menos de 50 km de Salvador, conta com um complexo de piscinas, spa, banho turco, massagens, quadras poliesportivas, além de restaurantes especializados em quitutes ao estilo brasileiro. Toda essa estrutura foi disponibilizada aos integrantes da “Família AFIA” de forma exclusiva.
As delegações esportivas que se consagraram campeãs neste torneio no Nordeste brasileiro foram: o Cantareira (SP) na Bronze (40+); o Purarmonia (MG) na Silver (45+); o Marista (PR) na Gold (50+); e o Clube Belo Horizonte (MG) na Diamond (60+); que conquistaram o primeiro título na AFIA. Entretanto, o Braunaço (MG) na Platinum (55+); e o Banespa (SP) na Sapphire (65+); comemoraram mais um Scudetto da entidade.
Já as vice-campeãs foram o FSA (BA) na Bronze; o Marista (PR) na Silver; o Amazon Aço (AM) na Gold; o Cooper (SP) na Platinum; o Realmatismo (PR) na Diamond; e o Boiadeiro (SP) na Sapphire. O gol mais bonito do campeonato ficou a cargo do Edinho, do Amazon Aço (AM); e a defesa mais difícil foi operada pelo arqueiro Luva de Ouro, Bruno, do Marista (PR).
A Bahia é um estado nordestino conhecida como a "Terra da Alegria". É famosa pelas festividades, pela religiosidade do senhor do Bonfim e pela arte da capoeira. Dentre outros atrativos culturais, tem o centro histórico da capital, classificado como patrimônio da Unesco. Também é um recanto natural de praias deslumbrantes, onde o sol brilha o ano inteiro.
Esta foi a 38ª edição de torneios profissionais de futebol para atletas amadores, organizados pela maior entidade da categoria no mundo, em território brasileiro.
A seguir, confira as principais premiações da AFIA World Cup Brasil - Bahia 2024.