O Estado de Alagoas recebeu pela primeira vez a copa de futebol master da Associação de Futebol Internacional Amador (AFIA), do dia 25 de novembro a 3 de dezembro de 2023.
A edição de estreia alagoana teve a participação de 900 pessoas da família AFIA, dentre elas, 500 entre jogadores e membros das comissões técnicas. A organização do evento também recebeu a inscrição de 24 equipes, as quais foram divididas em quatro categorias oficiais: Silver (atletas 45+), Gold (50+), Platinum (55+) e Diamond (60+).
O palco dos 28 jogos foi o lendário estádio Rei Pelé, localizado em Maceió. Vale notabilizar que a capital do estado é considerada o caribe brasileiro, pelas praias paradisíacas, águas mornas e piscinas naturais, que todo mundo deveria conhecer.
Com capacidade para 20,8 mil pessoas, o estádio já sediou jogos da Seleção Brasileira, incluindo eliminatórias da Copa do Mundo, da Copa dos Campeões do Brasil e da Copa do Nordeste. Também é utilizado habitualmente pelas equipes do Clube de Regatas Brasil (CRB) e do Centro Sportivo Alagoano (CSA).
Logo, a sede oficial do evento foi o Hotel Vila Galé Alagoas. O resort, que está situado no município de Barra de Santo Antônio, a 40 km de Maceió, conta com parque aquático, boate, quatro piscinas, sete restaurantes, cinco bares e espaço kids, no sistema all-inclusive (tudo incluído) para a família AFIA.
Neste evento, as delegações esportivas que se consagraram campeãs foram: o Ponta Negra (AM) na Silver; o Amazon Aço (AM) na Gold; e a dobradinha do Minas Brasília (DF) na Platinum e na Diamond.
Já as vice-campeãs foram o Cantareira (SP), que bateu na trave por duas vezes, na Silver e na Gold; o Colorado (PR) na Platinum; e o Nippon na Diamond. Quem marcou o gol mais bonito foi o Léo, do Itaúna (MG), e a defesa mais difícil ficou a cargo do Lucas, da Hípica (SP).
Esta foi a 11ª edição das copas organizadas pela AFIA na terra Tupiniquim.
A seguir, confira as principais premiações da Copa AFIA Brasil - Alagoas 2023.