"Sorria, você está na Bahia”. Com este bordão, os anfitriões deram boas-vindas aos atletas, familiares e amigos para a aguardada primeira Copa AFIA no estado, a qual foi realizada de 11 a 16 de novembro de 2018.
Na edição de estreia, 280 jogadores de 13 equipes disputaram o sonhado Scudetto AFIA em três categorias: Bronze (atletas 40+), Gold (50+) e Diamond (60+).
Nesta temporada, os títulos de campeões foram para o Engemon (SP) na Bronze; Minas Brasília (DF) na Gold; e o Belo Horizonte (MG) na Diamond. Já os respectivos vices foram o Braunaço (MG); Ponta Negra (AM); e o Banespa (SP), nas categorias mencionadas.
Os jogos de futebol da fase classificatória foram realizados no Estádio Roberto Santos (Pituaçu), e a fase final na Arena Fonte Nova, sede de cinco jogos da Copa do Mundo Fifa de 2014. Ambos os campos são de propriedade do Estado da Bahia e estão localizados em Salvador, primeira capital brasileira, no período de 1549 a 1763.
A sede oficial do evento foi o Hotel Vila Galé Marés, situado no litoral norte baiano, na frequentadíssima praia de Guarajuba, em Camaçari. O município possui 42 quilômetros de faixa costeira, sendo o maior território da região metropolitana de Salvador.
O complexo hoteleiro recebeu cerca de 1.000 pessoas, dentre integrantes das delegações esportivas e da equipe AFIA, representando cinco estados brasileiros mais o Distrito Federal. Uma estreia com o "pé direito" e sucesso de público participante.
A seguir, confira as principais premiações da Copa AFIA Brasil - Bahia 2018.