A estância balnear de Algarve sediou a 4ª Copa AFIA Portugal, de 14 a 18 de outubro de 2018, no extremo sul do país. Importante centro turístico, a província possui condições excepcionais para a prática de atividades físicas e desportos ao ar livre.
De reconhecimento internacional, a região portuguesa, que já foi considerada como "Melhor Destino Europeu", recebeu 400 jogadores de 19 equipes, que disputaram 19 jogos em quatro categorias: Silver (atletas 45+), Gold (50+), Platinum (55+) e Diamond (60+).
Nesta temporada, as equipes campeãs foram o Ponta Negra (AM) na Silver; Minas Brasília (DF) na Gold; Nippon (SP) na Platinum; e o Madrugada (SP) na Diamond. Já os respectivos vices foram o Marista (PR); Santos (SP); São José (SP); e o Nippon.
As partidas da fase classificatória foram disputadas no Estádio Municipal da Bela Vista, mando de campo do Algarve United Futebol. Possui capacidade para 2.000 torcedores, e está localizada no município de Lagoa.
Já as quatro finais foram empreendidas no belíssimo Estádio do Algarve, campo para 30 mil torcedores, construído para sediar o Campeonato Europeu de Futebol. É a casa dos times Sporting Farense e do Louletano Desporto. Está situado no limite territorial das cidades de Faro (capital regional) e Loulé.
De belas praias e natureza exuberante, Algarve é a região nacional que mais atrai turistas no Sul da Europa. À vista disso, em Lagoa está instalado o Be Live Palmeiras Village, hotel de concentração das delegações AFIA no evento português.
Especialmente pensado para famílias, este resort de sistema "all inclusive" oferece os cenários perfeitos para jogadores, familiares e amigos desfrutarem do sol, da praia, das piscinas, da gastronomia e de inúmeras atividades esportivas e de lazer.
Uma novidade desta edição na "terrinha" é o lançamento do Árbitro Assistente de Vídeo (VAR) para auxiliar na legitimação do resultado do jogo. Vale frisar que essa tecnologia foi aplicada pela primeira vez, nesta ocasião, em competições de futebol amador do mundo.
Dessa forma, a AFIA reafirma o posicionamento de regularmente buscar o aperfeiçoamento e atualização dos serviços realizados, com o intuito de proporcionar ao atleta veterano de 35 a 70 anos a experiência de competições profissionais internacionais.
A seguir, confira as principais premiações da Copa AFIA Portugal - Algarve 2018.