Global Service conquista primeiro título da Copa AFIA no Rio Grande do Norte 2023
Após o vice-campeonato da Copa AFIA no Ceará em 2022, a equipe do Amazonas se reforçou na categoria Diamond para a disputa na Arena das Dunas
20 de setembro de 2023
Divulgação/AFIA
Após o vice-campeonato da Copa AFIA no Ceará em 2022, a equipe do Amazonas se reforçou na categoria Diamond para a disputa na Arena das Dunas
A equipe amazonense Global Service conquistou o primeiro título da Copa AFIA Brasil, na categoria Diamond, para atletas acima de 60 anos. O êxito foi alcançado no Rio Grande do Norte, torneio de futebol master disputado de 09 a 16 de setembro de 2023.
Com o intuito de buscar o lugar mais alto do pódio, haja vista no Ceará em 2022, a equipe ter “batido na trave” e levado o vice-campeonato para a casa, o Global Service reforçou o plantel de jogadores para este ano.
Contudo, já no sorteio oficial da competição potiguar estreante no “Mundo AFIA”, os manauaras caíram no denominado “grupo da morte”, com a realização de confrontos diretos com os tradicionais times paulistas Cooper e Banespa, o que aumentou ainda mais o desafio do título.
Dessa forma, o trajeto percorrido no campeonato até a conquista do “Scudetto AFIA” levou o Global Service a disputar a segunda final consecutiva de copas promovidas pela maior entidade de futebol master do mundo. Desta vez, o embate foi contra o Flamengo, do Paraná.
O jogo iniciou muito disputado, com a posse de bola equilibrada entre as duas equipes. No entanto, os paranaenses foram os primeiros a terem chance real de gol, ao acertarem uma bola na trave do arqueiro adversário. No entanto, foi com um cruzamento de bola alçada na área por Zé do Carmo no fim do primeiro tempo, é que Zé Augusto aproveitou a oportunidade na medida e abriu o placar para os amazonenses.
E mesmo com um jogador a menos, os manauaras ainda tiveram um pênalti marcado pela arbitragem, que o bola de ouro Tirson converteu com precisão, fechando o marcador final da partida em 2×0.
Com o título, o Global Service se juntou ao Fuja, Ponta Negra e ao Amazon Aço, como as equipes integrantes do Amazonas que já conquistaram o sonhado “Scudetto AFIA”.
Trajetória percorrida na competição
A estreia dos globalistas na 10ª edição das copas organizadas pela AFIA em solo brasileiro foi com o “pé direito”. Vitória contra o Cooper por 2×0, com gols de Zé Augusto e Orestes na bela Arena das Dunas, localizada na capital Natal.
No segundo jogo, valendo a vaga para a semifinal, a disputa foi contra os paulistas do Banespa, reeditando a semifinal ocorrida no Ceará em 2022. Mesmo saindo atrás do marcador, os manauaras mostraram a força do jogo coletivo e viraram o placar para 3×1, com dois gols anotados de Tirson e um de Zé Augusto.
Já a semifinal foi concorrida com o bicampeão da categoria Diamond (atletas 60+), o Castor de São Paulo. Com o gol de Orestes logo no início do jogo, o técnico Sérgio Duarte montou uma forte marcação na defesa, com rápidos arranques nos contra-ataques.
E, depois desta estratégia implantada, no início do segundo tempo saiu o gol de Tirson, depois da bela assistência de Josinaldo. Nos acréscimos, o Castor descontou, marcando o “gol de honra” já nos acréscimos, sem mais tempo hábil de tirar o título de campeão da delegação do Global Service.
Saiba mais em afiasoccer.com e nas mídias sociais no perfil @afiasoccer.