Estados “Café com Leite” dominam a AFIA World Cup Cascais 2025
24 de outubro de 2025
24 de outubro de 2025
Foto: Divulgação/AFIA
24 de outubro de 2025
24 de outubro de 2025
Foto: Divulgação/AFIA
A 8ª AFIA World Cup Portugal, realizada em Cascais de 20 a 28 de setembro, teve a edição de 2025 marcada por uma hegemonia esportiva inédita. Em campo, os estados “Café com Leite” — São Paulo e Minas Gerais — monopolizaram os cinco trofeus em disputa.
Os estados do sudeste brasileiro, historicamente conhecidos por essa denominação – que remete à alternância de poder na Primeira República (1889-1930), baseada na produção de café paulista e leite mineiro –, demonstraram força ao conquistar todos os títulos da 2ª AFIA World Cup em Cascais.
O evento, amplamente comentado em terras lusitanas, reuniu 1.500 participantes, deixando shoppings, marinas, mercados e espaços públicos repletos de integrantes e formando um verdadeiro “mar” de camisas da entidade e das equipes.
Em um feito inédito, os paulistas levaram três categorias — Silver (45+), Gold (50+) e Sapphire (65+) —, enquanto os mineiros ficaram com dois Scudettos AFIA — Platinum (55+) e Diamond (60+).
O Palermo, de São Paulo, quebrou um longo jejum e fez história com a dobradinha na Silver e Gold, consolidando a presença da equipe como nova potência no cenário internacional das copas promovidas pela AFIA. Ainda pelo estado paulista, o Banespa confirmou o favoritismo e alcançou o hexacampeonato na Sapphire.
Minas Gerais também brilhou em solo português: o Braunaço repetiu o feito da última edição e sagrou-se bicampeão na Platinum, enquanto o Belo Horizonte (BH) conquistou o primeiro título europeu na categoria Diamond.
A hegemonia dos times de SP e MG se estendeu às premiações individuais. Nas cinco categorias, todas as 15 taças de Melhor Jogador, Melhor Goleiro e Artilheiro foram conquistadas por atletas de São Paulo e Minas Gerais.
São Paulo dominou a maioria das conquistas:
Minas Gerais brilhou em:

A 8ª edição da AFIA World Cup Portugal e 2ª realizada em Cascais (a primeira foi em 2023), foi promovida pela maior entidade de futebol master do mundo, a AFIA, em uma das regiões mais badaladas da Europa.
O torneio abrangeu cinco categorias oficiais de futebol para veteranos – Silver (45+), Gold (50+), Platinum (55+), Diamond (60+) e Sapphire (65+). A competição foi distribuída em três sedes esportivas: o Estádio Dramático sediou a fase classificatória; o Estádio da Torre recebeu a fase eliminatória; e o Estádio Rio Maior foi a arena principal, palco das grandes finais e um local de excelência para o futebol português.
Fora das quatro linhas, a infraestrutura de hospedagem foi padrão AFIA, com atletas e acompanhantes hospedados em resorts de renome na região. Os hotéis sedes incluíram o Vila Galé (Cascais e Estoril), os hotéis do grupo Pestana (Cascais e Cidadela) e o luxuoso Palácio Estoril.
Fundada há mais de 30 anos por Rogério Donato, a Associação de Futebol Internacional Amador (AFIA) é reconhecida como a maior entidade promotora de copas de futebol do mundo, para atletas masters de 35 a 70 anos. A missão é clara: utilizar o esporte para integrar pessoas e nações, promovendo a paixão pela bola e o espírito de fair play entre os atletas.
Para mais detalhes sobre a Copa, a tabela completa de jogos e os resultados de todas as categorias da AFIA World Cup Portugal – Cascais 2025, acesse a página oficial do evento, em afiasoccer.com/copas/afia-world-cup-portugal-cascais-2025.
Saiba mais em afiasoccer.com e nas mídias sociais no perfil @afiasoccer.
AFIA: Curta o seu sonho e viva a sua paixão!