Ponta Negra sobe de categoria e conquista título da Gold na Catalunha 2024
14 de junho de 2024
Foto: Divulgação/AFIA
14 de junho de 2024
Foto: Divulgação/AFIA
A equipe Ponta Negra de Manaus (AM), atual líder do Ranking AFIA na Silver (atletas 45+), subiu de categoria neste ano. E, logo na estreia, já garantiu o primeiro título de campeão da Gold (50+), na AFIA World Cup Espanha – Catalunha 2024.
O segredo deste sucesso foi a manutenção da base de jogadores e comissão técnica dos amazonenses, que foram vencedores nas competições promovidas pela AFIA em Pernambuco e Alagoas (Brasil), em 2023, consagrando tetracampeões na oportunidade.
Contudo, vale destacar que a trajetória do Ponta Negra na Catalunha não foi fácil. No jogo de abertura, até que o time foi menos exigido em campo, contra os donos da casa, o Costa Brava. Na ocasião, uma goleada por 6×0 foi aplicada nos espanhóis, com gols de Zé Ribite, Lima, Catunda, Jailton, Marcelinho e Oscar.
Mas o segundo jogo, contra o Palermo de São Paulo, valendo a definição da fase de grupos e classificação para a grande final, foi uma das partidas mais dramáticas da história do Mundo AFIA.
Os competidores de Manaus saíram na frente com o gol de Neto, mas sofreram o empate ainda no primeiro tempo. Aos 36 minutos da etapa final, mesmo com um jogador a mais, viram os paulistas desempatarem o certame. Placar: 1×2.
No entanto, o sofrimento maior ainda estava por vir. Nos últimos minutos do tempo adicional, o Ponta Negra buscou o empate com um lindo chute de Jailton. E, no último lance do jogo, para o fim do expediente da equipe de arbitragem, Marcelinho acertou um golaço do meio de campo, e sacramentou a vitória em 3×2 para os nortistas.
Com a sorte em dia e o passaporte carimbado para a finalíssima, foi a vez dos manauaras enfrentarem os paulistanos dos Los Terribles. Nesta chance, o relógio do árbitro não foi empecilho, e o resultado foi feito durante os 90 minutos de partida. Em um jogo muito disputado, prevaleceu o elenco e o entrosamento do Ponta Negra, que venceu os sudestinos por 1×0, com gol de Catunda.
Entre os destaques da equipe na competição catalã estão a dupla de técnicos vitoriosos, Admílson e Ugo; o melhor goleiro eleito pela organização do evento, Edson; o zagueiro Doriva; o meia Zedivan; e o bola de ouro (melhor jogador), Catunda.
Saiba mais em afiasoccer.com e nas mídias sociais no perfil @afiasoccer.
AFIA: Curta o seu sonho e viva a sua paixão!
Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp