Portuguesa vence na Diamond e mantém supremacia em território português
Time paulista inspirado por lusitanos conquista o tricampeonato na categoria 60+ em Cascais
19 de junho de 2023
Foto: Divulgação/AFIA
Time paulista inspirado por lusitanos conquista o tricampeonato na categoria 60+ em Cascais
19 de junho de 2023
Foto: Divulgação/AFIA
Após dez anos do primeiro título em Copas AFIA, conquistado em 2013 no Algarve, região conhecida pelas belas praias do Mediterrâneo, a Portuguesa de Desportos retorna a Portugal para, em 2023, vencer na categoria Diamond (atletas 60+) em Cascais. A outra vitória foi em Porto 2022.
Na Riviera Portuguesa, como Cascais, município da região metropolitana de Lisboa é conhecido, a Lusa enfrentou na 1ª fase o International Fussball Project. Na estreia, goleada de 5×0 para cima dos alemães, com dois gols anotados de Gasolina, dois de Newtinho e um de Beto Nogueira.
Já no segundo jogo, valendo a classificação para a final, o embate foi um clássico paulistano, contra a experiente equipe do Banespa. Em mais uma ocasião inspirada, a dupla de ataque portuguesa decidiu, com dois gols de Gasolina e um de Newtinho, o que garantiu a vaga para a finalíssima, com o placar de 3×0.
Na grande decisão, outra tradicional equipe paulista a se bater. Desta vez, a rivalidade colocada em prática foi contra o Anarqui, que pelo fato de não disputar a competição desde 2013, o retorno da equipe aos gramados foi comemorado pelos amigos do “Mundo AFIA”.
Logo no início da partida, a Lusa abriu o placar com o Joel. E em mais um dia da dupla de atacantes afiada, Newtinho e Gasolina fizeram dois gols cada, fechando com mérito o marcador em 5×1.
Com a vitória alcançada, os jogadores rubro-verde comandados por Gerson Vianna levaram para a casa o terceiro “scudetto” histórico da Copa Afia Portugal, em Cascais 2023, na categoria Diamond.
Vale ressaltar que a Portuguesa trouxe para Cascais a mesma escalação de atletas que disputaram a Copa AFIA em Porto, porém, com um reforço de peso: o meio-campista Joel, que foi eleito o melhor jogador do torneio nos 60+.
Completa o rol dos competidores que jogaram o fino da bola em 2023, premiados pela maior entidade de futebol master do mundo: Ruy, o melhor goleiro; e Gasolina, o artilheiro, com seis gols marcados e bastante festejados.
Ranking AFIA
No ranqueamento da categoria Diamond, para atletas acima de 60 anos, atualmente a equipe líder é o Banespa, de São Paulo, com 575 pontos alcançados em 14 copas AFIA disputadas.
O vice-líder é o G40, do Rio Grande do Sul, com 242 pontos e oito participações. Finalizando o pódio, na terceira colocação está o paranaense UNO, com 240 pontos e cinco campeonatos na bagagem.
Com o título conquistado, a Portuguesa foi ao 7º lugar, com 158 pontos marcados nas três copas que disputou.
Saiba mais em afiasoccer.com e nas mídias sociais no perfil @afiasoccer.
AFIA: Curta o seu sonho e viva a sua paixão!
Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp