O regulamento esportivo é o “livro sagrado” que estrutura as copas de futebol organizadas pela AFIA
Ele visa orientar as inscrições dos atletas e o funcionamento das competições, assim como preservar o fair play entre jogadores e equipes durante os jogos. Também dispõe sobre as formas de disputas, as quais são apresentadas durante sorteio das chaves e tabelas das Copas AFIA.
O regulamento é baseado nas regras oficiais utilizadas pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) e pela International Football Association Board (IFAB). Além disso, existem itens criados pela própria AFIA, para a manutenção da missão da entidade.
Um desses itens é a possibilidade dos atletas inscritos participarem de todos os jogos disputados. A maior entidade de futebol master do mundo permite a livre substituição de jogadores durante as partidas. Também autoriza a inscrição de até dois ex-jogadores profissionais de notoriedade pública por equipe, e dentro das especificidades do item relacionado no regulamento.
Na parte disciplinar, os eventos da AFIA seguem a essência de promover integração esportiva e o jogo limpo. Por esse motivo, a entidade adotou o cartão azul, similar ao vermelho, para punição de faltas mais severas. O tradicional cartão vermelho só é utilizado em casos extremos.
No caso de aplicação do dispositivo azul, o atleta é excluído da partida e a equipe fica com uma pessoa a menos em campo. Porém, esse mesmo jogador está liberado para atuar na partida seguinte. Especialmente na categoria Sapphire (65+), esse esportista poderá ser substituído por outro.
No intuito de preservar a integridade física e a maior segurança dos participantes, o regulamento não permite o uso de chuteiras com travas de alumínio. Já as caneleiras são de utilização obrigatória.
Saiba mais em afiasoccer.com e nas mídias sociais no perfil @afiasoccer.
AFIA: Curta o seu sonho e viva a sua paixão!