Clube BH é o grande vencedor da AFIA World Cup Bahia 2024 na categoria Diamond
20 de dezembro de 2024
Foto: Divulgação/AFIA
20 de dezembro de 2024
Foto: Divulgação/AFIA
O Clube Belo Horizonte (CBH) estreou na categoria Diamond, para atletas com idade igual ou superior a 60 anos, e foi o grande vencedor da AFIA World Cup Brasil – Bahia 2024. A competição foi realizada de 23 de novembro a 1º de dezembro.
No primeiro jogo da etapa inicial, aos 16 minutos do primeiro tempo, o artilheiro Pimenta, do CBH (MG), balançou as redes contra o Sexta Society (SP). Na sequência, vieram mais quatro gols da equipe mineira, sendo um de Giovani, outro de Pereira e dois de Toninho, marcados surpreendentemente por uma diferença de apenas dois minutos entre eles. Com isso, o placar fechou em 5×0.
Na segunda rodada da fase de grupos foi a vez dos belo-horizontinos enfrentarem o Marista (PR). Pimenta, Giovani, Pereira e Nilsinho garantiram mais uma vitória para o Clube BH, que venceu por 4×0.
Para a surpresa de muitos, o time de Minas Gerais, que completou 120 anos em 2024, superou o saldo de gols do Banespa (SP) na primeira fase. Por conseguinte, carimbou o passaporte para a grande final, disputada contra o Realmatismo (PR).
Neste ponto vale uma observação. O Banespa era considerado o favorito da categoria, por ser o atual líder do Ranking AFIA na Diamond. A equipe paulista acumulou satisfatória pontuação, alcançada em diversas copas AFIA, em que já participou ao longo de décadas.
No jogo da final, logo aos 12 minutos do primeiro tempo, Nilsinho, do time de Belo Horizonte, soltou uma bomba de fora da área e fez o primeiro gol, acuando os adversários. Entretanto, o jogador Ico Ruva, de Curitiba, arrancou o empate, ainda no final da primeira etapa.
Já no segundo tempo, Toninho, o camisa dez do Clube BH, marcou um golaço, por cobertura. Os paranaenses não se intimidaram e Ico Ruva, novamente, assegurou mais um empate no lance seguinte, o que levou o jogo às penalidades máximas.
Toninho, Pereira, Nilsinho e PV marcaram a favor do CBH, com apenas uma conversão curitibana. Placar final de 4×1 nos pênaltis. Assim, a equipe de Minas, comandada pelo Major Sérgio, ganhou o cobiçado troféu de campeão do Mundo AFIA.
O Clube BH, com o Toninho, também faturou os títulos de Melhor Jogador (Bola de Ouro) e de Artilheiro (Chuteira de Ouro). Com o Carlinhos, ainda conquistou o de Melhor Goleiro (Luva de Ouro).
Cabe destacar que os mineiros do Purarmonia (Silver 45+) e do Braunaço (Platinum 55+) igualmente conquistaram o sonhado Scudetto AFIA, nesta 3ª edição da AFIA World Cup Brasil – Bahia 2024. Com o feito, Minas Gerais alcançou a tríplice coroa na mesma temporada.
Saiba mais em afiasoccer.com e nas mídias sociais no perfil @afiasoccer.
AFIA: Curta o seu sonho e viva a sua paixão!
Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp