Estádio de Copa América no Paraguai será palco das finais da AFIA Cup Foz do Iguaçu 2026
12 de setembro de 2025
12 de setembro de 2025

Imagem: Divulgação/AFIA
12 de setembro de 2025
12 de setembro de 2025
Imagem: Divulgação/AFIA
A Associação de Futebol Internacional Amador (AFIA) anuncia uma novidade para a AFIA World Cup Brasil – Foz do Iguaçu 2026: as finais da competição serão disputadas em um palco de Copa América, o Estádio Antonio Aranda, mais conhecido como 3 de Febrero, nome do clube que o utiliza. Localizado em Ciudad del Este, no Paraguai, o campo fica a apenas alguns minutos de Foz do Iguaçu.
A escolha deste estádio eleva o nível técnico do evento, e também reforça o caráter internacional da AFIA Cup, unindo duas cidades de países diferentes em uma só edição. Enquanto a fase final terá o prestígio do 3 de Febrero, em solo paraguaio, os jogos da fase classificatória acontecerão no estádio do ABC Futebol Clube, no Brasil, garantindo jogos com infraestrutura de alto nível em todas as etapas.
O Antonio Aranda é de grande importância no Paraguai. Com capacidade para cerca de 28 mil espectadores, é o terceiro maior estádio do país e o maior do interior. Foi nele que a Seleção Brasileira disputou cinco dos seis jogos na campanha vitoriosa da Copa América de 1999, e onde Ronaldinho Gaúcho marcou o primeiro gol pelo Brasil. A arena também já sediou duelos das Eliminatórias da Fifa e o recente superclássico paraguaio entre Olimpia e Cerro Porteño.
A AFIA World Cup Brasil – Foz do Iguaçu 2026, o primeiro evento da AFIA no Paraná e o segundo na região Sul do Brasil, acontecerá de 10 a 18 de abril, no Mabu Thermas Grand Resort, sede da hospedagem. Ao todo, 24 equipes disputarão cinco categorias: Gold (50+), Platinum (55+), Diamond (60+), Sapphire (65+) e Ruby (70+).
O torneio celebra um marco histórico para a entidade: a realização da 100ª World Cup. Para comemorar essa importante marca, a AFIA introduz a nova categoria Ruby, dedicada a atletas com 70 anos ou mais. A chegada desta categoria é uma consagração, que presenteia atletas na “melhor idade”, sendo que a maioria deles participa dos eventos há muitos anos, jogando no passado em outras categorias mais jovens do “Mundo AFIA”.
Sendo assim, a estreia da categoria Ruby é um reconhecimento à longevidade e à paixão pelo futebol, oferecendo um espaço de destaque para os jogadores mais experientes. Quatro equipes, cada uma com 18 atletas, participarão da disputa em Foz do Iguaçu. Respectivamente, os dois vencedores avançarão para a final, enquanto os perdedores disputarão o terceiro e quarto lugares.
A cidade de Ciudad del Este, vizinha a Foz do Iguaçu, é conhecida como um dos principais centros de compras da América Latina. Com uma grande variedade de lojas, shoppings e comércios, a localidade atrai milhares de turistas.
O presidente da AFIA, Rogério Donato, destaca a importância das novidades para o campeonato. “Com a inclusão da Ruby e a escolha de um palco consagrado do futebol internacional para as finais, a AFIA100 promete ser inesquecível, unindo gerações e reafirmando a prioridade da entidade em prestigiar e desenvolver o futebol veterano ao nível global”, ressalta o dirigente.
Para mais informações sobre a AFIA World Cup Brasil – Foz do Iguaçu 2026, acesse a página oficial do evento em afiasoccer.com/copas/afia-world-cup-brasil-foz-do-iguacu-2026 .
Saiba mais em afiasoccer.com e nas mídias sociais no perfil @afiasoccer.
AFIA: Curta o seu sonho e viva a sua paixão!