Marista entra para o rol dos campeões AFIA na categoria Gold
13 de dezembro de 2024
Foto: Divulgação/AFIA
13 de dezembro de 2024
Foto: Divulgação/AFIA
O Clube de Pais do Colégio Marista Paranaense entrou para o seleto grupo de campeões da AFIA. O time venceu a AFIA World Cup Brasil – Bahia 2024, na categoria Gold, para atletas com idade igual ou superior a 50 anos.
Para a equipe ter atingido o sucesso na competição baiana, um pressuposto foi a manutenção da base de jogadores vice-campeã da Copa AFIA Portugal, promovida pela entidade no município de Cascais, em 2023.
Vale ressaltar que o Marista foi a maior delegação a disputar esta 3ª edição da Copa AFIA Bahia, realizada de 23 de novembro a 1º de dezembro deste ano. O grupo esportivo inscreveu cerca de 200 competidores, em mais três categorias, completando a Bronze (40+), Silver (45+) e a Diamond (60+), além da Gold.
Na fase inicial, o time de Curitiba estreou contra o Cantareira, de São Paulo. Jogo difícil, de maior domínio da posse de bola pelos paulistas, o que forçou o técnico, Márcio Gubert, a priorizar a parte defensiva. Dessa forma, a tática passou a ser as roubadas de bola, para prover os contra-ataques. Em um deles, Ritzmann aproveitou o rebote do goleiro adversário e marcou o único gol do combate.
Na segunda partida, o Marista enfrentou o Malvadão, equipe composta por atletas do Rio de Janeiro e de São Paulo. Ela foi equilibrada e terminou em empate simples: 0x0. Por ter vencido a primeira e pontuado na fase de grupos, os paranaenses se classificaram para a decisão final.
Na finalíssima, o embate foi contra o Amazon Aço. Cabe frisar que o time de Manaus (AM) vinha de um bicampeonato consecutivo em competições da AFIA, o que aumentou o desafio e a pressão pela vitória.
Dito isso e de volta ao jogo, os curitibanos abriram o placar com gol de Magno, ex-jogador profissional do Flamengo e do Grêmio. Entretanto, sofreram o empate na sequência, e tiveram que suportar o sufoco amazonense até o apito final do árbitro.
Com o empate em 1×1, o confronto foi decidido por cobranças de pênaltis. Luciano, Gulin e Bill converteram para os paranaenses, enquanto os manauaras desperdiçaram três cobranças, sendo que o goleiro Bruno defendeu uma delas.
Aliás, além da defesa da penalidade máxima, o arqueiro teve grande atuação durante toda a partida. Inclusive, em uma chance real de gol do Amazon Aço, ele fez outra grande defesa, e evitou a derrota dos curitibanos no tempo normal de jogo.
Resultado conclusivo em 3×1, situação que levou os competidores do Marista (PR), que são ex-alunos, pais de alunos e pais de ex-alunos da instituição educacional, a entoarem o tão aguardado grito de campeão.
Na Festa dos Campeões, Bill foi premiado com o título de Melhor Jogador; e Bruno, o Melhor Goleiro. O Marista (PR) também foi vice-campeão da categoria Silver (45+).
Os jogos da AFIA World Cup Brasil – Bahia 2024 foram disputados no tradicional estádio Roberto Santos, mais conhecido por Pituaçu, situado na capital Salvador.
A AFIA World Cup é uma realização da Associação de Futebol Internacional Amador (AFIA), a maior entidade promotora de copas de futebol do mundo, para competidores masters de 35 a 70 anos.
Saiba mais em afiasoccer.com e nas mídias sociais no perfil @afiasoccer.
AFIA: Curta o seu sonho e viva a sua paixão!
Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp