Presidente da AFIA
Palavra do Presidente
Olá, estimado amigo apaixonado por futebol!
É uma grande satisfação receber a sua visita aqui no Portal AFIA!
Navegue pelas páginas e conheça mais sobre a nossa entidade, os eventos esportivos que realizamos, bem como demais informações institucionais.
Seja muito bem-vindo ao seleto e mágico “Mundo AFIA”!
E nunca se esqueça: curta o seu sonho e viva a sua paixão!
Rogério Donato
Presidente-Fundador
“A AFIA representa para mim, muito mais do que uma atividade comercial. Por meio deste projeto, eu e os meus colaboradores temos a oportunidade de realizar os mais primitivos sonhos de infância, de pessoas comuns apaixonadas por futebol, pela integração e por viagens a lugares paradisíacos”.
Rogério Donato, presidente-fundador da AFIA
Sobre
Rogério
Donato
Rogério Donato é fundador e presidente da Associação de Futebol Internacional Amador (AFIA), maior entidade promotora de copas de futebol do mundo, para atletas masters de 35 a 70 anos.
A sua carreira no mundo esportivo, juntamente com a fundação da AFIA, começou no final da década de 80, quando ingressou na faculdade de Administração de Empresas da PUC-SP. Na ocasião, organizava torneios universitários de futebol no Brasil, como a Inter-PUC e Jogos da Economia (FEA/PUC); e no exterior, o Sul-Americano e a Copa América, sediados na Argentina, Chile e Paraguai.
No início dos anos 90, teve a oportunidade de representar o Brasil no México, por meio da Juventude Latino-Americana pela Democracia (Julad), organização a qual integrava à época. De lá, propôs ao prefeito do município de Cozumel realizar uma copa de futebol, com a participação de equipes brasileiras.
Este evento foi o primeiro fora do eixo da América do Sul, e contou com jogadores de diferentes idades, inclusive, maiores de 35 anos. A partir de então, as copas internacionais de futebol amador passaram a ser organizadas para atletas masters.
Atualmente, o foco das ações é no público veterano, com a realização de trabalho relacionado à longevidade, principalmente no incentivo à continuidade da prática esportiva. Por esta política de valorização pessoal, a AFIA é considerada a entidade que mais organiza campeonatos internacionais de jogadores seniores no mundo.
Ao longo da carreira profissional, Donato recebeu diversas congratulações. O marco foi o título de cidadão honorário de Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco, o qual abriu portas, até então, para a realização de quatro copas no estado. Outros prêmios de destaque foram recebidos no México, Panamá, República Dominicana e Portugal.
À frente da AFIA, acumula a chancela de quase 100 copas de futebol nacionais e internacionais promovidas desde 1989 até 2022, em dez países: Brasil, Argentina, Chile e Paraguai (América do Sul); Aruba, México, República Dominicana e Panamá (América Central); e Espanha e Portugal (Europa).
Futebol Master
A competição e paixão pelo futebol ultrapassa idades e gerações.